domingo, 13 de julho de 2014

O que é Música Clássica/Erudita?

Música Clássica (ou Erudita) é um gênero originário na música secular e litúrgica da Europa Ocidental, em meados do séc. IX. Desenvolvido, até hoje, por especialistas da área e não por práticas folclóricas e populares, é o estilo responsável pela evolução técnica da Música ao longo da História.

Dentre seus diversos períodos (onde muitos consideram o Romantismo, no séc. XIX, como seu apogeu), houve o Classicismo (Período Clássico), no séc. XVIII, com o qual pode ser confundido quando usamos o termo 'Música Clássica' de maneira mais abrangente.

Classificado como "sério" e não-comercial, é um gênero cujas composições são comprometidas com a qualidade e evolução da arte musical, e não com a popularidade de sua repercussão (mesmo se a obra foi encomendada e paga para ser composta).

Essa independência de expressão, que compõe o cerne de sua produção, é muito valorizada dentre pessoas com alto grau de erudição (saber aprofundado em um ramo do conhecimento; instrução, cultura vasta e variada): críticos, especialistas e entendedores.

Porém, esse alto nível de elaboração e complexidade técnica, resultante, acaba requerendo, para sua apreciação, conhecimentos específicos também por parte do ouvinte, o que acaba dificultando sua divulgação e o acesso do grande público.

Alguns de seus principais expoentes foram: Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Wagner, Debussy, Schöenberg, entre muitos outros.

No sentido inverso, a Música Popular (Pop) é, geralmente, descompromissada com uma relevância artística, preocupando-se mais em entreter seus ouvintes do que contribuir com o desenvolvimento de novas técnicas, sistemas/estruturas de composição e métodos de expressividade.

Para conseguir sobreviver na indústria do entretenimento, a música pop sempre depende do sucesso com o público (ser aceita/consumida pela grande maioria das pessoas ou por um número significativo de determinado grupo/setor), e acaba reutilizando fórmulas, técnicas e conceitos já consagrados pelo gosto popular na elaboração de suas obras.

Alguns especialistas classificam o Jazz, a Bossa Nova e alguns outros estilos populares em um gênero intermediário: o da Música Semi-erudita (obras com grande grau de elaboração que utilizam a linguagem e influência da Música Popular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário