sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Consigo aprender a tocar sem ter um instrumento?

Diversas pessoas (em sua maioria, pais de alunos) ficam receosas em investir a quantia de dinheiro necessária para a compra de um instrumento musical sem a certeza de que o retorno valerá a pena: adolescentes e crianças, principalmente, mudam de interesse muito rápido e, diante de dificuldades, podem desistir das aulas mesmo após terem conseguido convencer alguém a comprar um instrumento para eles. Até adultos, que nunca estudaram Música, também ficam inseguros em fazer a aquisição sem antes saber qual o seu rendimento no curso. 

Na fase inicia de estudo, é possível aprender alguma coisa tocando apenas durante as aulas. Contudo, o progresso desse aprendizado será bem aquém do adequado, podendo até desestimular o aluno. 

A dinâmica de uma aula prática de música é bem simples: o professor explica todo o procedimento técnico para a execução correta da música/exercício em questão, o aluno pratica em casa e apresenta o resultado desse estudo na próxima aula, para verificação e eventuais correções. Assim, a VELOCIDADE do aprendizado depende do empenho do aluno e não da qualidade do professor/escola de música (veja, neste blog: Em quanto tempo estarei tocando?).

Existem opções mais baratas de instrumentos: modelos mais simples, usados, versões eletrônicas e teclados que podem substituir o piano, pelo menos, no começo do curso, até que o aluno tenha ideia se quer mesmo prosseguir ou consiga comprar um instrumento melhor (veja também: Piano acústico, digital ou teclado?).

Na impossibilidade de adquirir qualquer uma dessas opções, escolas de música, conservatórios e igrejas costumam disponibilizar suas salas de instrumento, fora do horário de uso, para os alunos que quiserem estudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário