sábado, 28 de fevereiro de 2015

O que é TALENTO?

Pouco tempo atrás, passando pelos canais da TV, parei numa entrevista com o cantor brasileiro Agnaldo Rayol, justamente na parte em que o entrevistador perguntou a ele se já havia feito alguma aula de canto, ao que respondeu, convicto e orgulhoso: "Não! É talento mesmo!".

Ora! Então todos os músicos eruditos, que passam por anos de estudo para desenvolvimento técnico e interpretativo, não são talentosos?!

É desanimador ver, por total falta de conhecimento, o desserviço que os autodidatas do ramo fazem ao superestimar sua aptidão. Além de alimentar a mítica popular irreal de ícones artísticos/esportivos supra-humanos (que desencoraja várias pessoas que gostariam de aprender), acabam criando, também, uma desculpa para justificar sua falta de proficiência técnica (falta de especialização e conhecimento científico), pois acreditam que já "nasceram sabendo". O que eles não percebem, é que existem muitas formas de desenvolver uma habilidade, mesmo quando esta não se manifesta precocemente e sem orientação prévia (aquela considerada "inata"). 

Mesmo demonstrando um "dom" (facilidade para exercer alguma atividade sem um auxílio direto), o autodidata raramente se dá conta que ele não nasceu pronto, mas foi desenvolvendo sua capacidade observando, ouvindo, imitando e praticando inúmeras vezes (ou seja, TREINANDO sua aptidão). Na maioria dos casos, esse é um percurso mais demorado do que se estivesse sob a orientação de um profissional, que conhece os meios mais eficientes de aprendizado e evitaria que ele perdesse tempo tentando encontrar, sozinho, soluções para as dificuldades e adquirisse algum vício equivocado de postura que atrapalhe seu desenvolvimento. 

TALENTO, portanto, não é apenas a demonstração impressionante de uma habilidade desenvolvida pela simples vivência e observação (natural), mas, também, de uma habilidade ADQUIRIDA através de treinamento profissional (aulas). Assim, pessoa talentosa é aquela que se destaca pela MANEIRA que faz alguma coisa e não em como APRENDEU a fazê-la!

Como a prática musical está muito próxima da prática esportiva, vou citar dois exemplos de ex-jogadores de futebol brasileiros, famosos por seu talento, que ilustram bem a questão:

• PELÉ: considerado como o maior e mais completo futebolista de todos os tempos. Participou de quatro Copas do Mundo (das quais foi campeão três vezes - recorde até hoje), é o maior artilheiro de todos os tempos, com 1159 gols e, dentre outras diversas premiações, recebeu o título de "Atleta do Século". Uma das partes que mais me chamou a atenção no documentário "Pelé Eterno" (2004/Brasil), foi um depoimento dele próprio, dizendo que era muito disciplinado e que ficava praticando, sozinho, cobranças de falta e de pênalti (com o pé direito e o esquerdo) após o término dos treinos, enquanto os demais jogadores corriam para tomar banho no vestiário e ir embora.

• ROMÁRIO: conhecido pela boemia e aversão aos treinamentos, participou de apenas uma Copa do Mundo e foi escolhido como o melhor jogador do ano também apenas uma vez, apesar dos 1001 gols na carreira (é o segundo maior artilheiro da história) e os vários campeonatos que conquistou pelos times que integrou. Números modestos em comparação a outros jogadores importantes, mesmo estes não sendo considerados tão habilidosos quanto ele. 

Uma pessoa talentosa que não estuda, não supera suas limitações. Uma pessoa com dificuldades que estuda, supera todas elas através do esforço. Uma pessoa que consegue unir seu talento ao estudo, torna-se um fora de série!



Nenhum comentário:

Postar um comentário